*
*
*
*
Ferreri Criações Tecelagem Manual fios e tramas tear manual

Gráficos no tear - mais uma explicação


Olá a todos. Estou para lá de sumida, eu sei... mas é que estou quase mudando meu estado civil e isso dá muito trabalho!!! Então, respondi dois e-mails sobre como fazer os desenhos/ gráficos no tear e resolvi publicar aqui no blog e quem sabe através desta minha explicação aqueles que estão querendo fazer estes cachecois consigam entender (É que todos sabem, em palavras muitas vezes fica difícil a gente visualizar!)

Então segue a explicação:

Grande abraços a todos

EXPLICAÇÃO DO GRÁFICO DA FOLHA DE PLÁTANO. (O GRÁFICO ESTÁ LOGO ABAIXO AQUI MESMO NO BLOG).

Parece difícil mas é muito fácil, principalmente para quem já fez ponto cruz.

 
Faça o seguinte:
 
No blog tem o gráfico da folha de plátano, você pode se guiar por ele.
 
Inicialmente você vai começar o desenho pela parte de baixo. O cachecol que fiz tinha 16 carreiras ou 16 pregos e fiz no ponto mais simples do tear, o ponto escama ( aquele que você passa o fio em todos os pregos).
 
Veja a primeira carreira do gráfico:
 
Tenho que passar o fio preto nas carreiras 8 e 9.
 
Então, já fiz 10 carreiras do meu cachecol e agora vou começar meu desenho, vou pegar o fio preto e contar os pregos no oitavo prego eu vou passar o fio, aqui você pode deixar um pedaço de fio sobrando pois não terá onde prendê-lo. Passe o fio preto nos pregos 8 (em cima e em baixo) e no ponto 9 (em cima e em baixo). Agora como é a primeira carreira vai ficar meio difícil prender o fio na borboleta ou prego auxiliar, então eu costumo segurar com a mão mesmo. Pegue a agulha e puxe os pontos como de costume, mas só estes dois, o 8 e o nove.
 
Depois deixe o fio descansando, pegue o fio do cachecol (o da outra cor) que você deixou preso no prego auxiliar do tear e passe do prego número 1 ao prego número 7, agora estique o fio passando por cima dos pregos 8 e 9 até alcançar o prego número 10 e continue passando o fio até chegar ao final.
 
Tire os pontos como de costume, abaixe para cair a trama.
 
Agora a próxima carreira:
 
É o mesmo procedimento. Veja no gráfico que tenho 3 carreiras iguaizinhas a esta que expliquei para você. Ah, você sempre terá um fio passando por dentro das carreiras e por este motivo o fio não poderá ser muito fino pois senão vai dar para ver.
  
Agora veja no gráfico a carreira número 15, veja que você tem um ponto no prego número 4 depois no 8 e no 9 e ai no 13.
  
O que eu faço: o meu fio preto está mais perto do prego número 13 então vou até lá e passo o fio neste prego. Aqui você vai notar que o fio não fica muito bonitinho mas o importante é que ele passe nos dois pregos (de cima e de baixo - prego número 13). Ai eu volto com o fio, passo no prego número 9, no 8 e estico até o número 4. Acho que agora já dá para prender o fio em algum lugar enquanto você pega os pontos de baixo e passa para cima. Bem, Feito isto vou passar o fio da outra cor nos pregos que não passei o fio preto. Abaixo os pontos e vou fazer então a carreira de cima, a de número 14.
 
Veja se consegue entender esta minha explicação, sei que as vezes em palavras fica muito difícil, estou preparando um vídeo explicando como fazer os desenhos mas não tenho data certa para publicá-lo.
  
Quando for fazer a folha do final do cachecol, não se esqueça que precisa olhar o gráfico de cima para baixo. Pois caso contrário sua folha ficará de ponta cabeça.
 


Postado por Elaine Ferreri às 14h17
[ ] [ envie esta mensagem ]



Elaine

Meu nome é Elaine e criei este espaço para compartilhar meus conhecimentos em tear de pregos com todos que fazem do tear uma terapia, fonte de renda ou até mesmo como passa-tempo. Estou muito feliz com tudo que este espaço já me proporcionou, aprendi muito, criei e o mais importante foram as inumeras amizades que fiz. Minha maior recompensa é saber que este espaço está ajudando muitas amigas e amigos a desenvolver suas habilidades artesanais.

Tear- muito mais que uma fonte de renda, é uma terapia!!!



Visite também nossa Comunidade no Orkut.

Obrigada por sua visita.


Fale comigo Ferreri Criações Tecelagem Manual no Orkut!


A história do tear.

Mesmo com a modernização da tecelagem o Tear nunca deixou de ser utilizado pelos artesãos de todo o mundo. Hoje é fácil encontrar pessoas que fazem questão de adquirir peças confeccionadas artesanalmente por serem peças exclusivas. Nos últimos anos o Tear está presente na forma de vestir de muitas pessoas e por este motivo é crescente o a busca por um aprendizado. O Tear de Pregos, Tear Tricô eu até mesmo como ficou conhecido "Tear de Cachecol" está sendo cada vez mais procurado por ser um instrumento muito simples onde podemos confeccionar cachecóis, bolsas, gorros, echarpes, xales, blusas, casacos e muito mais.