*
*
*
*
Ferreri Criações Tecelagem Manual fios e tramas tear manual

 

Material:

10 novelos de Cisne Acalanto cor 4469

Agulha para crochê;

Tear de pregos.

 

Ponto: Canelado

Quantidade de Pregos: 58

Cala: 3 cm

Manequim: 42/44



Postado por Elaine Ferreri às 16h24
[ ] [ envie esta mensagem ]


Receita da Blusa Maculina


Frente: Coloque 58 pregos no tear (Ponto Canelado). Teça por 53 carreiras. Decote em “V”: Você vai trabalhar com metade dos pontos, neste caso 29. Como fazer a redução[1]: Pegue o ponto número 29 em cima e em baixo e passe para o ponto número 28, passe os fios sobre estes pontos e abaixe para cair à trama. Faça mais 2 carreiras. Agora pegue o ponto número 28 em cima e em baixo e passe para o ponto número 27, faça as 3 carreiras. Nota: A cada redução você deverá fazer 3 carreiras. Reduza até chegar a 20 pontos no tear. Agora complete em carreiras até alcançar  86 carreiras e arremate. Faça o mesmo com o outro lado da peça. Costas: Coloque 58 pregos no tear (Ponto Canelado) [2]. Teça por 83 carreiras. Agora arremate o intervalo dos pontos 21 ao 38. A última argolinha deste arremate você deverá colocar no prego número 39 (em cima ou embaixo). Faça as 3 carreiras restantes nos dois lados e arremate. Esse arremate serve para dar o caimento da gola na parte de trás. Mangas: Para as mangas você vai precisar fazer o cálculo em centímetros. Por exemplo: Faça uma amostra de 10 pontos por 10 carreiras em Ponto Canelado e arremate. Veja por uma peça que você já tenha quantos centímetros de largura e altura a maga tem. Normalmente a manga tem uma medida até a altura do cotovelo e fica mais larga depois disso. Aumento: Aumente um ponto de cada lado e faça pelo menos 2 carreiras antes de aumentar mais pontos. Quando estiver chegando a quantidade desejada de carreiras não aperte muito os pontos para que no arremate a manga não fique apertada debaixo dos braços. Costure as partes da blusa e termine com croche ou outro tipo de acabamento de sua preferência.


[1] Para não se perder na redução utilizando o Ponto Canelado faça o seguinte: basta seguir SEMPRE o traçado da carreira anterior até onde você estiver reduzindo aquele ponto.

[2] Nesta peça nas costas utilizei o Ponto Escama mas ficará bem melhor se feita em Ponto Canelado. Caso queira fazer em Ponto Escama, você deverá medir a peça da frente, tanto em largura quanto em altura pois o Ponto Escama rende mais e será necessária uma quantidade menor de pontos. Enquanto para altura da peça será necessário um número maior de carreiras.



Postado por Elaine Ferreri às 16h15
[ ] [ envie esta mensagem ]



Elaine

Meu nome é Elaine e criei este espaço para compartilhar meus conhecimentos em tear de pregos com todos que fazem do tear uma terapia, fonte de renda ou até mesmo como passa-tempo. Estou muito feliz com tudo que este espaço já me proporcionou, aprendi muito, criei e o mais importante foram as inumeras amizades que fiz. Minha maior recompensa é saber que este espaço está ajudando muitas amigas e amigos a desenvolver suas habilidades artesanais.

Tear- muito mais que uma fonte de renda, é uma terapia!!!



Visite também nossa Comunidade no Orkut.

Obrigada por sua visita.


Fale comigo Ferreri Criações Tecelagem Manual no Orkut!


A história do tear.

Mesmo com a modernização da tecelagem o Tear nunca deixou de ser utilizado pelos artesãos de todo o mundo. Hoje é fácil encontrar pessoas que fazem questão de adquirir peças confeccionadas artesanalmente por serem peças exclusivas. Nos últimos anos o Tear está presente na forma de vestir de muitas pessoas e por este motivo é crescente o a busca por um aprendizado. O Tear de Pregos, Tear Tricô eu até mesmo como ficou conhecido "Tear de Cachecol" está sendo cada vez mais procurado por ser um instrumento muito simples onde podemos confeccionar cachecóis, bolsas, gorros, echarpes, xales, blusas, casacos e muito mais.